Mensagem da Coordenadora

 

Professora Doutora Helena Marujo

Há mais de 70 anos que a paz tem sido o objetivo e o núcleo do mandato das Nações Unidas. Durante esse período, testemunhámos a reconfiguração das conceções e dinâmicas da paz, quer pelos académicos, quer pelas próprias Nações Unidas quer, em especial, pela sua agência dedicada à Educação - a UNESCO.

Em consonância com a ideia de que a educação é um direito humano fundamental e um dos instrumentos mais importantes para atingir a mudança social positiva, a cidadania plena, a justiça social e a promoção da paz global, encontramo-nos a coordenar este projeto da UNESCO sobre “Educação para a Paz Global Sustentável (E = GPS)” na Universidade de Lisboa. O projeto, que se iniciou em Julho de 2018, por um período de quatro anos renovável, prevê a sustentação de intervenções positivas para alcançar a paz positiva.

Os objetivos desta Cátedra da UNESCO são contribuir para a integração da paz, direitos humanos, cidadania global e bem-estar em todos os níveis da educação, realizar investigação-ação e disseminar conhecimento, fortalecendo o entendimento e a práxis dos valores e ações de paz e do bem-estar. O objetivo é também garantir que a paz global, os direitos humanos, a sustentabilidade e o bem-estar sejam devidamente incorporados em ambientes sociais e de aprendizagem de todos os tipos - programas de formação de professores, programas e currículos escolares e académicos, mundo corporativo, juventudes partidárias, desporto, entre outros - onde os seres humanos individuais, e as comunidades a que pertencem, merecem florescer de maneira justa, ética e sustentável.

Portanto, os propósitos do projeto E=GPS são usar a educação e a investigação como meios para proteger e respeitar cada criatura viva de maneira digna e harmoniosa; proteger a biodiversidade de todas as espécies, línguas e culturas; prevenir conflitos e todas as formas de violência; transformar os conflitos de forma construtiva; promover maior virtuosismo humano dedicado ao bem comum; ampliar e inovar todas as formas de cooperação humana; e, portanto, elevar o bem-estar, a felicidade pública e a qualidade de vida de todos.

Estes são objetivos ambiciosos. Portanto, só podemos alcançá-los consigo.

Porque a paz nos faz livres, e servir o bem-comum deve ser uma missão universal, vamos trabalhar juntos para revitalizar e celebrar o melhor da humanidade.

 

 

Helena Águeda Marujo

Coordenadora do Projeto E=GPS

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas