A UNESCO, enquanto organismo integrado nas Nações Unidas, tem como principal prioridade a educação. Considerada um direito básico, constitui o alicerce sobre o qual a construção da paz e o impulsionamento de um futuro sustentável deve ser construído.
Encarregue de liderar e coordenar a Agenda 2030 da Educação, a UNESCO faz parte de um movimento global para erradicar a pobreza através de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Estes objetivos visam o equilíbrio das dimensões económica, social e ecológica do desenvolvimento sustentável e devem ser alcançados globalmente, por todos os Estados-membros da ONU. É igualmente importante que os atores não-governamentais sejam estimulados a contribuir cada vez mais ativamente para esta agenda.
A Cátedra UNESCO de “Educação para a Paz Global Sustentável” dedica-se a abordar todos os ODS, com particular enfoque no #16, que se consagra a promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.