Notícias

  • Partilhar a PAZ

    Partilhar a paz 6

     

    *Interessa-se pela PAZ e pelas alterações climáticas, e quer saber como fazer a diferença neste momento da história? 

    *Gostaria de conhecer projetos nacionais, que já se dedicam a melhorar o mundo num sentido sustentável e harmonioso? 

    *Quer vir dialogar e partilhar também as suas ideias com o objetivo de florescer o seu e os demais projetos?

    *Quer vir debater formas de promover a paz positiva?

    A Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável da Universidade de Lisboa convida-a/o a participar neste quarto encontro onde estarão presentes projetos práticos em movimento - em áreas como a educação para a paz, a cidadania, a sustentabilidade, a qualidade de vida, o bem-estar, os direitos humanos, em curso no contexto de qualquer sistema humano ou organização. Também o/a convidamos a si a apresentar os seus projetos relacionados com estas áreas, com o objetivo de partilharmos, colaboramos, crescermos e florescermos mais - e juntos.

    Trata-se de um encontro mensal organizada pela referida Cátedra, e que desta feita acontece no próximo dia 28 de fevereiro, pelas 18h,

    Rua Luciano Cordeiro, nº 24, 6º A 1150-215 Lisboa, Portugal, Lisboa. 


    Apareça, e mude um bocadinho o seu mundo e o nosso.
    Pela Paz. Pelo Planeta. Pelo futuro comum.

     

  • Dia Internacional da PAZ

                            "CULTIVAR A NOSSA MELHOR HUMANIDADE: DIÁLOGOS SOBRE PAZ E ACÇÕES CLIMÁTICAS" 

    Cultivar a nossa melhor humanidade Dialogos sobre Paz e Acoes Climaticas

    No dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz,  a Cátedra celebrou a paz organizando uma manhã de partilhas e diálogos, envolvendo cerca de 30 pessoas num grupo intergeracional, com participantes entre os 17 e os 84 anos – onde se incluíram jovens inspiradores e ativistas nacionais que dedicam a vida a melhorar o mundo num sentido sustentável e harmonioso.

    O evento redundou numa manhã cheia de esperança e inspiração, onde emergiu a construção de parcerias e redes de ação para o futuro.

    Alguns dos participantes  e projetos que estiveram presentes:

    * David Schenscher - jovem ativo e consciente, falou da sua experiência em ter nascido e vivido numa comunidade de paz e sustentabilidade sediada em Portugal e conhecida em todo o mundo, a comunidade "TAMERA";

    * Pedro Rodrigues - Representante do projeto "O pequeno Buda";

    *Alexandre Seguro - jovem muito empenhado e ativo nos caminhos da meditação, da paz e da transformação, co-criador da iniciativa  'Meditar com a Terra' (e pelo Clima);

    * Rita Fouto - da FAREDUCA, especialista em educação ambiental. A FAREDUCA é uma empresa social que atua na área da educação para o ambiente e o desenvolvimento sustentável, que privilegia as linguagens artísticas para transmitir informação (sensibilizar), sedimentar conhecimento (educar) e induzir mudanças (transformar), atuando simultaneamente no nível individual e coletivo;

    * Rafaela Leal, formada em Relações Internacionais e dedicada à Educação para a Paz, membro da Cátedra UNESCO E=GPS;

    * Denise Luxton, da Quinta Ecosophia, que busca produzir e partilhar conhecimento que concretize novas formas de simbiose entre o Homem e a Natureza.

    Ecosophia– grego Oikos (Habitat) + Sophia (Wisdom/Knowledge).

     

  • Yoga pela paz

    0001O evento enquadra-se no âmbito da Unidade de Missão do ISCSP-Wellbeing e da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável.Trata-se de um conjunto de 4 workshops práticos de yoga, guiados  pela Prof. Leonor Feron Buzaglo. A formadora viveu na Índia onde estudou e trabalhou, e onde continua a viver parte do ano. Conclui os estudos em Hatha Yoga Tradicional na India, em Yoga Vidya Gurukul (Universidade da linha Satyananda). É certificada e reconhecida na India e internacionalmente em Yoga Therapy, Yoga for Pre and Post Natal, assim como Yoga for Kids, Yoga Psychology, Yoga Anatomy and Alignment. Esta atividade tem como objetivo oferecer à comunidade ISCSPiana uma prática milenar promotora de saúde e bem-estar físicos e psicológicos.

    O Yoga é uma prática milenar com resultados evidenciados na promoção da saúde e no bem-estar. Dezenas de estudos têm sido realizados em instituições médicas no mundo, incluindo as Universidades de Harvard, Duke, e Califórnia. Mesmo que ainda com dados preliminares, há indicações de que a prática regular de Yoga ajuda na diminuição da dor crónica, melhor funcionamento geral e serenidade, mesmo em pessoas com risco físico, como obesidade, tensão arterial elevada, diabetes, e gestão da depressão, stress e da ansiedade. Há também indicação de mudanças cerebrais, ajudando num maior autocontrolo emocional, resiliência e humor positivo. Há ainda, entre outras, evidência de melhorias na atenção, em problemas de sono, e na ativação do sistema imunitário. O ISCSP-Wellbeing oferece a alunos e funcionários, docentes e não docentes, a possibilidade de praticarem Yoga ao final do dia uma vez por mês, de forma gratuita e com uma facilitadora de qualidade – credenciada, com muita experiência prática e muitos conhecimentos científicos sobre o tema.

    - Inscreve-te através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Dia Internacional da Felicidade

    Venha celebrar o Dia Internacional da Felicidade.Dia da Felicidade Cartazz 
    A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.
    A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.
    A felicidade deve ser sempre tratada como assunto primordial na nossa sociedade que muitas vezes não lhe dá o devido valor.

    Vivemos um tempo de vidas atormentadas, que não podem depender dos make ups de uma Felicidade superficial e individual, com o risco de deambularmos competentemente felizes pelas paisagens da nossa decadência. A felicidade - como os recursos comuns, ou como a esperança - não pode ser para consumo efémero. 
    É tão difícil a paz. A harmonia. A confiança no futuro. A compreensão profunda do outro. A vida com qualidade integral. 
    Por isso este é um tempo de coerência e integridade. De criar novos patrimónios de humanidade. Só um movimento de empatia nos afastará da ruína moral. 
    Estudar a Esperança, saber o que nos dá otimismo face ao futuro, e dialogar sobre o que traz qualidade às nossas vidas (em formato de Audição Pública, método criado por Maria de Lourdes Pintasilgo), são formas de viagem pela beleza humana e pelo futuro que nos une. Precisamos de uma coreografia de novos gestos, de novas conversas, de originais linguagens, para poder deixar novas marcas humanas e espirituais.

    Este dia feliz é celebrado mundialmente a cada 20 de março e foi conceituado e fundado pelo filantropo, ativista, estadista e proeminente assessor especial das Nações Unidas Jayme Illien para inspirar, mobilizar e promover o movimento global da felicidade. 
    Venha celebrar a Felicidade connosco!

    Durante este evento iremos apresentar:
    * Os resultados do Barómetro da Esperança
    * Audição pública sobre qualidade de vida

     Dia 20/3, 18h, Sala Monsanto, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (localização) no Alto da Ajuda.

    Entrada livre, contamos consigo!

  • H-20 | UNESCO Educação para Paz Global e Sustentabilidade
    World Happiness Summit 2019 (Universidade de Lisboa)

    h20 c nosso logo

     O Encontro H-20 é uma mesa-redonda somente para convidados que une líderes governamentais globais, economistas, académicos, ativistas e pesquisadores para polinização cruzada e foco na melhoria do bem-estar de sociedades e nações, e é projetado como uma discussão de melhores práticas, desafios e políticas em torno do aumento da felicidade cívica. Assim como a cúpula do G-20 se concentra no fortalecimento das economias  globais, a reunião do H-20 concentra-se ambiciosamente em aumentar o quociente global de felicidade. Representantes de mais de 40 países e acadêmicos e pesquisadores de destaque foram convidados a participar do terceiro encontro do H-20, que será realizado na Universidade de Lisboa, a maior e mais prestigiada universidade de Portugal e uma das principais universidades da Europa.


    .

  • H-20 | WOHASU® Government Track
    O H-20 OU "HAPPY 20"

    world peace

    Assim como o G20 concentra-se na economia do crescimento, o H-20 examina a economia do bem-estar. Os valores sociais e culturais diferem entre os países e dentro dos países. O crescimento e o foco do PIB muitas vezes desconectam a política das aspirações dos cidadãos. A ciência demonstra a ligação entre a felicidade percebida pelo cidadão e a satisfação no desempenho do governo.
    Líderes do governo, economistas, académicos, ativistas e pesquisadores convidados discutem políticas de bem-estar. Os participantes compartilham desafios e boas práticas de políticas de bem-estar social e nacional.

    O H-20 se concentra em "Prosperidade Inteligente":
    Prosperidade inteligente impulsionada pela simplificação das políticas e pela ciência mais recente;
    Práticas inteligentes de investimento social para a paz nacional duradoura e a coesão social;
    Retornos econômicos inteligentes da política de bem-estar e felicidade;
    Orquestração inteligente da saúde, emprego, educação e política de inclusão.

    O Futuro da Eficácia do Governo é o tema principal do H-20. Também serão abordados assuntos como política pública moderna, coesão social e paz sustentável serão o nosso tema de 2019. A paz e o respeito pela dignidade humana são fundamentais para a construção de ambientes onde as pessoas possam prosperar. A educação é uma força motriz importante para construir pontes para a coesão social e eliminar o conflito.

    O H-20 Lisboa 2019, em parceria com a Universidade de Lisboa e a Cátedra UNESCO E=GPS, é privilegiado com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa, assim como muitas outras entidades portuguesas e internacionais de mais de 20 países. Participantes do governo de Antígua e Barbuda, Guiana, Jamaica, Kosovo, Libéria, Nicarágua, Filipinas, Serra Leoa, Sri Lanka, Suriname, Timor-Leste, Reino Unido, Colômbia e Emirados Árabes Unidos participaram de cúpulas anteriores.

    WOHASU, o grupoorganizador do World Happiness Summit e o H-20, celebra o Dia Internacional da Felicidade das Nações Unidas (decretado pela Assembléia Geral a ser observado todo dia 20 de março). O Relatório Mundial sobre a Felicidade, produzido anualmente pela United Nations Sustainable Development Solutions Network, demonstra que políticas públicas eficazes requerem mais do que uma lente económica. A missão do WOHASU é destacar a felicidade como um elemento crucial do desenvolvimento e do bem-estar social.

  • Home Peace Run - Cerimónia Final da Rota Europeia em Lisboa

    peace run

    Peace Run (também conhecida como Corrida Mundial da Harmonia) é uma corrida global de estafeta, onde as pessoas promovem paz, amizade e harmonia pela passagem de uma tocha flamejante de mão em mão.

    Fundada em 1987 pelo Filósofo de Paz Sri Chinmoy, a Peace Run envolveu até agora mais de 10 milhões de pessoas em mais de 150 países.

    A mensagem da Peace Run é muito simples: quando conseguimos correr juntos em paz e harmonia, então também conseguimos viver juntos em paz e amizade. Cada um de nós pode mudar o mundo - dando um exemplo vivo aos outros e dando simbolicamente o primeiro passo - cada passo conta.

    Junta-te à Peace Run e segura a tocha, que foi tocada por milhões de pessoas à volta do mundo de todos os registos culturais. O teu passo é o primeiro rumo à meta da harmonia mundial.

    Início: Dia 1 de Outubro - Vilar Formoso 

    Chegada: Dia 7 e 8 de Outubro - Lisboa

  • Lançamento da Cátedra UNESCO “Educação para a Paz Global Sustentável”

    CARTAZ Lancamento Catedra UNESCO Educacao para paz Sustentavel

    A Universidade de Lisboa foi distinguida com a atribuição de uma Cátedra UNESCO, em reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Universidade de Lisboa na área das ciências sociais e políticas e é uma prova de confiança na proposta de trabalho que se propôs desenvolver.

    Esta Cátedra tem por objetivo apoiar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em particular contribuindo para o Objetivo 16, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Este projeto mereceu ainda o dignificante apoio do senhor Secretário Geral das Nações Unidas, Eng. António Guterres e do senhor Presidente da República Portuguesa.

    A Cátedra E=GPS será liderada por Portugal que, de acordo com o Índice Global de Paz de 2018, é o quarto país mais pacífico do mundo. O Projeto integra já parceiros de cerca de 20 países de vários continentes, combinando as experiências e recursos dos diversos parceiros em diferentes domínios científicos.

  • “Pedagogia da Cooperação e práticas de com-vivência no contexto das organizações”

    Cartaz Evento 1 Realizou-se no dia 9 de Julho de 2018 no ISCSP um Workshop sobre “Pedagogia da Cooperação e práticas de com-vivência no contexto das organizações”. A oficina foi facilitada pelo especialista Brasileiro em Pedagogia da Cooperação e Paz, Cambises Alves. Muitos dos desafios atuais enfrentados pelas Organizações têm a ver com o desenvolvimento de Cooperação entre os colaboradores. Grandes pressões por resultados e padrões competitivos (em que o outro é visto como um adversário e não como um parceiro) acabam gerando consequências como isolamento, competição desnecessária e conflitos escalonados. Para mudar este cenário, acreditamos que é necessário criar ambientes capazes de promover a colaboração, não só como princípio, mas como prática no trabalho, reconhecendo-a como uma via capaz de gerar mais produtividade, otimizar recursos e promover a paz e o bem-estar pessoal e coletivo.

  • Agentes Ativos da Felicidade e da Paz

    Agentes Ativos da Felicidade

    O Curso dos Agentes Ativos da Felicidade decorreu entre 25 de Maio e 26 de Junho de 2018 no ISCSP, e teve o objetivo de disponibilizar ferramentas fundamentadas cientificamente para a promoção do bem-estar e da felicidade, individual e coletiva. Trata-se de uma abordagem de promoção do bem-estar baseada na psicologia positiva e na  hipnose clínica, que se centra no desenvolvimento pessoal e na cidadania positiva.

    Formadores:

    Drª Marisa Oliveira (Psicóloga e Doutoranda do ISCSP)
    Prof. Dr. Mário Simões (Psiquiatra, docente da Faculdade de Medicina da Ulisboa)
    Prof. Dr. Marcelo Demarzo (especialista em Mindfunless do Brasil)

  • Educação para o Mindfulness

    Educação para o Mindfulness

    A formação “Educação para o Mindfulness: Programa de Desenvolvimento Pessoal de aplicação prática dos 4 anos aos 100 e picos”, decorreu de 21 de Abril a 9 de Junho de 2018 no ISCSP e foi destinado a quem tem nas mãos a tarefa da educação, formal ou informal. Foi liderada pela Psicóloga Drª Catarina Ferreira. Tratou-se de um curso prático que teve como objetivo oferecer à comunidade ferramentas fundamentadas cientificamente e promotoras de saúde e bem-estar físico e psicológico, através do treino de atenção plena/mindfulness. Dada a escassez de materiais desenhados a trabalhar desde a ótica positiva e de potenciação do foco no bem-estar e na atenção, dentro e fora da sala de aula, esta formação veio lançar sementes no cultivo de uma escola mais completa, trabalhando o contexto escolar como um todo.

  • O Mediterrâneo em Monsanto em Defesa da Biodiversidade

    Caminhada O Mediterraneo em Monsanto 01

    “O mediterrâneo em Monsanto: em defesa da biodiversidade” foi uma caminhada que aconteceu na manhã do dia 14 de abril de 2018, em parceria com o Centro de Interpretação de Monsanto- CIM, da Câmara Municipal de Lisboa, e Guiada pelo Prof. Dr. Álvaro Fonseca.  O objetivo foi trabalhar a relação entre bem-estar individual, bem-estar coletivo e sustentabilidade ambiental - cruzando momentos pedagógicos com uma nova consciência e novas práticas da proteção do ambiente.

    A caminhada foi acompanhada da leitura de excertos de textos de diversos autores sobre a Natureza, e foram observados variados exemplares da flora e fauna típica dos ecossistemas mediterrânicos que ocorrem espontaneamente no território português.

    A consciencialização da vastidão da diversidade e complexidade da vida constitui uma fonte inesgotável e incontestável de paz e bem-estar que, ao alimentar o fascínio pelos outros seres e pela sua diversidade, estimula a nossa atenção e cuidado, indispensáveis para trilhar caminhos mais sustentáveis e harmoniosos.

  • I Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva e III Congresso Português de Psicologia Positiva

    Congresso Psicologia Aplicada VF

    Realizou-se no ISCSP, entre os dias 1 e 3 de Março de 2018, um evento científico que contou com cerca de 150 conferencistas, Portugueses e Brasileiros, sob o tema “Quotidianos Positivos e o Imperativo da Paz: contributos da Psicologia Positiva de Língua Portuguesa”. O evento teve em conta a omnipresença da necessidade de vidas em comum mais pacificas e positivas, considerando indubitável que a paz global, aos mesmo tempo tão vulnerável e tão imprescindível, está a ser desafiada de formas novas no dia de hoje, e que a ciência da psicologia positiva tem dado – e precisa continuar a dar – grandes contributos nesta área. Ao estudar e promover a felicidade pessoal e pública, e ao criar formas, cientificamente validadas, de maior bem-estar psicológico e relacional, tem contribuído para compreendermos e potenciarmos quotidianos mais pacíficos, mais justos e mais humanos. Enquanto expressão cientifica, e expressão de cultura, esta área tem hoje um papel fundamental, individual, social e politico, que precisa também de múltiplas mundividências para ser mais útil, mais transformador e mais global.